
Diabetes na infância
9 de setembro de 2019A menarca, primeira menstruação, é um dos acontecimentos mais marcantes da puberdade feminina. É comum que aconteça entre 10 e 15 anos de idade, o que pode variar de acordo com hábitos alimentares, estilo de vida, alterações hormonais e histórico de idade da menarca das mulheres da família.
Para saber quando esse momento está próximo de acontecer, basta ficar atenta aos sinais da puberdade, período em que começam a aparecer as primeiras transformações no corpo. As mais significativas são o desenvolvimento das mamas, aparecimento de pelos nas axilas e virilha, odor nas axilas e acne.
Um fato importante sobre os ciclos menstruais na adolescência é que é comum a irregularidade nessa fase. Os dados mostram que cerca de 50% dos ciclos nos dois primeiros anos após a menarca são anovulatórios, ou seja, não há ovulação. Com isso, a adolescente menstrua sem uma periodicidade definida, sem um fluxo frequente e em pausas maiores ou até menores do que o habitual.
É essencial que as mães criem o hábito de conversar com suas filhas com o objetivo de deixa-las preparadas psicologicamente para que a menstruação seja vista como algo positivo e não perturbador, já que as crianças associam sangramento a situações ruins.
Para que a menarca não seja um tabu, quando a garota se aproximar da idade ou apresentar os primeiros sinais da puberdade, já é o momento de iniciar o diálogo sobre o assunto. É necessário explicar sobre as mudanças corporais e até mesmo formas adequadas de higiene para a nova realidade.